Presidente Lula nega fornecimento de munição à Ucrânia

 Por Caroline Stefani, do site Diário do Centro do Mundo.



Imagem: Tanque Leopardi-1, do exército brasileiro/Foto: Ricardo Stuckert, agência Reuters. 


O presidente Luíz Inácio Lula da Silva(PT) negou um pedido do governo alemão para fornecimento de munições para os tanques Leopard-2 enviados para a Ucrânia, durante uma reunião no dia 20, com o ministro da defesa José Múcio Monteiro, e o então comandante do Exército José Roberto de Arruda, demitido posteriormente pelo presidente Lula. 

O presidente disse que o Brasil se manteria numa posição de neutralidade em relação ao conflito da Ucrânia com a Rússia, já que o país tem tradição em não apoiar guerras e sempre manter a diplomacia como mecanismo de conduta e de evitar conflitos armados. A remessa seria de 25 milhões de reais em munição para os tanques fabricados na Alemanha, já que o Brasil opera esse modelo de tanques de guerra, e que o tipo de munição para o mesmo tem a dimensão de 120 mm. 

Lula, que se encontra com o primeiro ministro alemão Olaf Scholz na próxima segunda-feira(30), condena o conflito armado, e defende uma saída diplomática, e que quer manter relações cordiais com a Rússia, que é um importante parceiro econômico, e que íntegra o BRICS, união dos cinco países emergentes do globo, Brasil, Rússia, Índia, China, e África do Sul. 


Da redação, Diêgo Santos, com informações da Folha de São Paulo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem foi assassinado neste sábado (28) no centro de Juazeiro (BA)

Prefeitura de Juazeiro reorganiza secretarias e divulga mudanças em algumas pastas